Reeducação Postural Global

O que é a RPG?

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global. Um método de tratamento exclusivo da fisioterapia, criado em 1981 pelo fisioterapeuta francês Phillipe Souchard. Este método tem por base uma avaliação prévia onde se pretende estabelecer uma correlação entre as disfunções e deformidades com as várias cadeias de coordenação neuromuscular.

Existem 3 fundamentos básicos:

Individualidade do ser humano: cada pessoa é única e vivencia uma lesão/patologia de forma singular;

Causalidade: busca pela verdadeira causa do problema;

Globalidade, que visa tratar o corpo como um todo, identificando a responsabilidade das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

Sendo assim a RPG busca cuidar do corpo como um todo e não somente da região em que está localizada a dor. A visão é global: alongar, equilibrar, tonificar e reeducar as cadeias musculares para tratar ou prevenir lesões.

Objetivos da RPG

O objetivo é atuar na causa do problema e não apenas nos sintomas. A técnica é desenvolvida com o paciente adotando posturas excêntricas sempre que possível e evoluindo com objetivo de atingir o limite máximo de resistência e sensibilidade.
As posturas são executadas associando a respiração sobre orientação de um fisioterapeuta. As sessões são de aproximadamente uma hora e realizadas uma vez por semana.

Vantagens da RPG

A RPG apresenta bastante eficácia na melhoria da flexibilidade, força muscular e a corrigir disfunções posturais através dos trabalho específico de uma série de músculos posturais.

Para além deste fator diferenciador também acrescenta o benefício de:

Prevenir e reeducar a biomecânica corporal através de posturais estáticas;

Desenvolver o equilíbrio, a harmonia e a economia nos gestos corporais;

Tratar desvios posturais, tais como: escolioses, hipercifoses e hiperlordoses;

Fortalecer os músculos estabilizadores da região lombo-pélvica;

Alívio da dor;

Manutenção corporal;

Diminuição do stress;

Melhoria da sua saúde e bem-estar;

Melhoria da sua qualidade de vida.

Ver Notícias