Skip links

Terapia Ocupacional

O que é a Terapia Ocupacional?

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de condições de saúde (motora, cognitiva, emocional ou social), em qualquer fase da vida, que comprometam ou coloquem em risco um desempenho ocupacional satisfatório e consequentemente, restrinjam a sua atividade e participação nas suas atividades do dia-a-dia

Objetivos da Terapia Ocupacional

A atuação da Terapia ocupacional visa alcançar a saúde, bem-estar e qualidade de vida de pessoas, grupos, organizações ou comunidades através da promoção do envolvimento em ocupações.
Entende-se por ocupação tudo aquilo que a pessoa realiza com o intuito de cuidar de si própria (autocuidados), desfrutar da vida (lazer) ou contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade (produtividade).

Avalia e intervém na pessoa, ocupação e ambiente. Por exemplo se a pessoa se encontra impedida de comer pela sua mão, por impossibilidade de a movimentar a mão e o braço, o terapeuta ocupacional irá avaliar e determinar como é que essa atividade do quotidiano poderá vir a ser realizada: se com recurso a algum dispositivo, ou com substituição por outra pessoa, se através da reabilitação da função do corpo, ou treino de competência motora para em alternativa utilizar um outro membro para o fazer. O terapeuta ocupacional estuda as funções do corpo, os requisitos da atividade a ser realizada e as influências do ambiente e atua em cada uma delas para tornar possível o envolvimento nas ocupações importantes para cada pessoa.

Através desta abordagem a terapia ocupacional atua para a promoção de mudanças adaptativas/positivas e satisfatórias na vida ocupacional das pessoas. Quer sejam mudanças inerentes ao seu desenvolvimento, quer sejam mudanças mais desafiantes como as transformacionais experienciadas ao longo da vida como a transição para a vida ativa, ou quando as pessoas se procuram adaptar a mudanças drásticas da sua funcionalidade e consequentemente nas suas ocupações e necessitam de reconstruir a sua identidade ocupacional.

Vantagens da Terapia Ocupacional

Promove a autonomia e a independência em todas as atividades que constituem as áreas de vida do quotidiano das pessoas. Promove estilos de vida saudáveis através da adaptação ocupacional.
Promove a adaptação aos vários contextos de vida independentemente da fase da vida. Sugere adaptações para casa, escola e trabalho para promover o desempenho satisfatório, independentemente da deficiência, incapacidade ou diversidade apresentada pela pessoa.
Promove ambientes, seguros, saudáveis e inclusivos, através de consultadoria, mentoria e formação, assim como dá suporte aos cuidadores formais e informais para assumirem o seu papel de facilitadores da participação.

Modifica e gradua as atividades do dia-a-dia, possibilitando o desempenho satisfatório de atividades por pessoas com dificuldades motoras, cognitivas, sensoriais, emocionais ou sociais, em casa, na comunidade, na escola/trabalho.
Aumenta o sentido de auto-eficácia, a motivação e o interesse no fazer contribuindo para a construção de uma perspetiva positiva e satisfatória em relação à experiência de vida e à expressão de valores pessoais e à definição e concretização de objetivos de vida.
Tudo o que as pessoas fazem pode ser modificado, adaptado ou simplificado na sua forma de fazer, permitindo a manifestação única da identidade e competência ocupacional construída por cada pessoa, nos seus ambientes de vida.